Help with Search courses

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino caracterizada pelo distanciamento físico e temporal entre os sujeitos, aluno e professor, na qual as tecnologias de informação e da comunicação são empregadas como ferramentas de compartilhamento de conhecimentos. Essa modalidade de ensino a distância é empregada com sucesso no mundo todo em universidades de renome em cursos de graduação e pós-graduação. No Brasil os primeiros passos da prática de educação a distância remontam aos fins do século XIX. Deste período até os dias atuais o desenvolvimento de mecanismos de difusão radiofônica, a incorporação de tecnologias de áudio e vídeo com uso de antena e a expansão da rede mundial de computadores culminaram a consolidação desta modalidade de ensino.


Gestão e dinâmica de sala de aula é uma disciplina que proporciona ao professor, o conhecimento de estratégias diversificadas que possibilitam a aplicabilidade dos conteúdos, relacionando teoria/prática para uma aprendizagem significativa, e melhor condução da prática docente.


O módulo “Planejamento de Ensino e Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior”, da Pós-Graduação em  Magistério do Ensino Superior tem como enfoque refletir sobre a função docente no cenário da Educação Superior, criando as bases didático-pedagógicas para planejar, intervir e avaliar no processo ensino aprendizagem;

No Magistério do Ensino Superior é fundamental conhecer e compreender as abordagens andragógicas, bem como os elementos facilitadores e fatores que Influenciam a  aprendizagem do adulto para a prática da docência, assim, segundo Hamze (2008) “a Andragogia é um caminho educacional que busca compreender o adulto, podendo ser considerada uma teoria, mas também um método de ensino, que se reflete em um somatório de trocas de conhecimentos entre o facilitador do conhecimento e o estudante adulto e suas experiências de vida. (...)”

A LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR é fundamental na formação do professor universitário? Sim! Através do conhecimento das leis, decretos, resoluções e portarias que normatizam a educação superior, é possível encontrar respostas do ponto visto legal que orientem a resolução das problemáticas que envolvem docentes e discentes no cotidiano das Instituições de Ensino Superior.